QUANTO TEMPO DEMORA O PROCESSO?

Existem três formas para obter a cidadania italiana:

  • pela via ADMINISTRATIVA pela ITALIA ou pelo BRASIL
  • pela via JUDICIAL que ocorre na ITALIA.

TEMPO PARA CIDADANIA ITALIANA NO BRASIL 

O processo de cidadania italiana no Brasil demora entre 6 e 13 anos, dependendo do Consulado Italiano responsável.

Os requerentes deverão aguardar as longas filas da cidadania nos Consulados Italianos. Normalmente a convocação consular para apresentação da documentação demora entre 6 e 13 anos. Após a apresentação do processo os Consulados Italianos têm por lei até 4 anos para apresentar o parecer.

Os requerentes solicitam o reconhecimento da cidadania italiana, mas devem aguardar entre 6 e 13 anos para apresentarem a documentação e do momento que são convocados é que os 4 anos serão respeitados.

 

TEMPO PARA CIDADANIA ITALIANA NAITALIA POR VIA ADMINISTRATIVA

O processo feito por via ADMINISTRATIVA pela Itália pode levar até a 4 anos para ser finalizado.

O fato de não haver grandes filas nos órgãos responsáveis garante um período muito mais curto se comparado ao processo feito pelo Brasil.

O tempo de espera para tirar a cidadania italiana na Itália é consideravelmente mais rápido do que o prazo pelo Brasil.

Devido às longas filas de espera para a finalização dos processos, no Brasil, o processo pode levar entre 6 a 13 anos em média para encontrar seu fim. Já na Itália, pela via administrativa, o processo leva em média 6 meses mas pode demorar até a 4 anos. É uma ótima alternativa para quem não pretende aguardar tanto tempo para obter o desejado passaporte italiano.

Lembrando que o processo feito pela via administrativa na Itália possui um custo mais alto e um processo diferente daquele feito pelo Brasil ou pela via judicial.

O requerente que deseja realizar a cidadania italiana na Itáliapela via administrativa deverá se deslocar para la por um período.

Tempo médio para o processo de cidadania italiana POR via JUDICIAL na ITALIA

O prazo médio para finalização da cidadania italiana via judicial pode variar de 12 a 18 meses, portanto é mais demorado que o processo via administrativa na Itália.

Entretanto, se comparado aos prazos pela via administrativa no Brasil, percebe-se que é um processo muito vantajoso.

Lembrando que o processo feito pela via judicial na Itália possui um custo mais baratto e o requerente que deseja realizar a cidadania italiana não deverá se deslocar para Italia em nenhum momento.

Fechar Menu