PESQUISA E BUSCA DE CERTIDÕES NA ITÁLIA

Se você está interessado em iniciar seu processo de reconhecimento da cidadania italiana, o primeiro passo é localizar, na Itália, o nascimento e/o casamento do “Antenato”, ou seja, do seu antepassado italiano, a fim de provar sua linha de descendência.

O trabalho de busca de certidões com a finalidade de obtenção da Cidadania Italiana, requer uma pesquisa minuciosa onosso departamento jurídico na Italia é especializado em realizar pesquisas e buscas de documentos na Itália inteira. Desde 2007 já localizamos e buscamos milhares de documentos e temos acesso a inúmeros arquivos particulares na Itália que nos ajudam a encontrar os documentos procurados.

É importante entender a diferença entre pesquisa e busca de certidão para saber o que solicitar às igrejas e cartórios:

  • Pesquisa é realizada quando não se sabe os dados exatos da certidão, principalmente o local onde o registro foi lavrado
  • Busca acontece quando se conhece os dados exatos ou se tem uma cópia da certidão. Neste caso trata-se de uma busca de segunda via da certidã

O serviço prestado, portanto, é dividido em duas etapas:

  • pesquisa do registro (ou localização)
  • busca da certidão

Caso você não conheça o local exato de nascimento/batismo e casamento, é necessário realizar a pesquisa do registro, ou seja, é preciso localizar o livro onde o nascimento/ batismo e casamento foram registrados.

Caso você já conheça o local exato, é preciso realizar a busca da certidão.

Na maioria dos casos em que a certidão existe ela é encontrada por nós mesmos ou então, contamos com uma equipe de pesquisadores na Itália e no Brasil, que nos permite maior rapidez e agilidade nos casos mais específicos.

Além disso, possuimos um banco de dados atualizado constantemente, frutos de anos de pesquisas, para que possamos agilizar ainda mais o processo e diminuir o tempo de espera e o custo para conseguir as certidões italianas.

Mesmo não podendo sempre garantir o sucesso da busca, efetuamos uma pre-pesquisa para avaliar a viabilidade de ter sucesso, e só elaboramos um orçamento no momento de ter umas pistas validas para então realizar a pesquisa com êxito.

O valor dos honorários depende da dificuldade da pesquisa do registro e busca da certidão.

O cliente, se possível, deve nos fornecer os seguintes dados:

  • Nome completo do italiano;
  • Filiação (pai e mãe);
  • Data ou ano aproximado de nascimento;
  • Local/Comune (município) ou Província (estado);
  • Casamento – Se o italiano também se casou lá informar a data aproximada do casamento, assim como o nome, filiação, data aproximada de nascimento, local ou província de sua mulher.

A base para se iniciar as pesquisas sobre a origem do ancestral italiano, está na própria família, ela por muitas vezes fornecerá tudo que o cliente irá precisar.

Existe também as informações encontradas no óbito do italiano e de sua mulher.

Caso não saiba como encontrar o óbito, basta verificar onde o italiano encontra-se sepultado, e a própria administração do cemitério informara em qual cartório se encontra a certidão de óbito.

Pode também ajudar procurar o certidão de desembarque, documentos de nascimento ou casamento do filho/a do italiano, RNE, passaporte, carteira de trabalho etc. etc.; nessas certidões pode haver informações úteis para encontrar os documentos do italiano.

Somente para você entender a dificuldade de encontrar um registro e conseguir uma certidão do século XIX (1800 a 1899), explicamos como é a divisão geográfica da Itália.

A Itália é dividida em 20 regiões. Cada região tem suas Províncias, das quais se totalizam 108 em toda Itália. Cada Província possui seus Comuni – Cidades. Existem mais de 8.000 cidades na Itália, ou seja, se a pessoa não sabe a Região ou Província é necessário pesquisar em mais de 8.000 cidades italianas e neste caso é praticamente impossível localizar o registro.

Exemplo

A Província de Treviso localiza-se na Região do Vêneto e possui 98 Comuni, entre eles o Comune di Treviso. É como São Paulo cidade e estado. Da mesma forma acontece com Ferrara, Venezia (Veneza), Verona, Vicenza, Mantova (Mantua), Rovigo, Padova (Padua), Cosenza, Napoli (Nápoles), Milano (Milão), entre outras que são Províncias e Cidades.

Os registros civis (nascimento, casamento e óbito) na Região do Vêneto começaram em setembro de 1871. Na maioria das regiões do norte da Itália começou no ano de 1866 ou 1871. No Sul os registros civis começaram antes.

Caso o ascendente italiano nasceu na Provincia di Treviso DEPOIS de setembro de 1871, o registro pesquisado é NASCITA e se encontra no Ufficio dello Stato Civile de uma das 98 cidades.

Caso o ascendente italiano tenha nascido ANTES de 1871, na Província de Treviso, o registro pesquisado é o BATTESIMO e se encontra em alguma igreja. A maioria das cidades italianas possui mais de duas igrejas e no caso de Treviso seria necessário pesquisar em no mínimo 300 igrejas.

Para maiores esclarecimentos sobre a pesquisa e buscade certidões italianas, entre em contato.

Permanecemos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

Fechar Menu