AGENDAMENTO DE PASSAPORTE ITALIANO

“O passaporte italiano, assim como a carteira de identidade italiana, é um documento de identificação exclusivo às pessoas que possuem o reconhecimento da cidadania italiana. Este passaporte supre a obrigação de visto para todos os países da Europa e aos Estados Unidos.”

Muitos italianos não possuem o passaporte italiano, assim como muitos brasileiros também não possuem o passaporte brasileiro.

o é um documento obrigatório. É um documento de identificação para aqueles que viajam ao exterior.

Devido a grande demanda do agendamento do passaporte italiano que os consulados italianos possuem em todo o Brasil, os agendamentos são feitos on-line, mas isso não facilitou em muito a vida dos cidadãos italianos. O site do consulado italiano recebe uma quantidade massiva de acessos, portanto isto dificulta o processo para agendar o passaporte italiano, devido à baixa infra-estrutura do sistema.

Cada consulado italiano possui um site e uma demanda para os processos de emissão. O consulado italiano de São Paulo (SP) e o consulado italiano de Curitiba (PR), por exemplo, são aqueles que possuem a maior demanda por processos de emissão, portanto sempre foram os mais problemáticos para os agendamentos. O consulado italiano de São Paulo, no dia 23 de novembro, alterou o procedimento de agendamento. O processo agora é feito por vídeo-chamada no Whatsapp, substituindo o Prenota On-line.

Para realizar o agendamento do passaporte italiano, e, consequentemente, emitir o passaporte italiano, é necessário estar com a A.I.R.E. atualizado no consulado italiano.

Assim que sua situação cadastral (A.I.R.E. ) estiver atualizada e registrada no consulado italiano responsável por seu território, poderemos prosseguir com o processo de agendamento do passaporte italiano.


Entrar nos Estados Unidos com o passaporte italiano

Cidadãos italianos podem viajar ao Estados Unidos com o passaporte italiano sem a necessidade do visto americano no passaporte brasileiro. Isto é possibilitado devido ao programa Visa Waiver Program, o qual permite que cidadãos de alguns países possam entrar através de um processo diferenciado. A Itália é um destes países beneficiados pelo o programa.

Para entrar nos EUA com o passaporte italiano é necessário contrair o chamado visto esta (Eletronic System for Travel Authorization) em seu passaporte. Apenas passaportes italianos com chip eletrônico podem utilizar o programa. Portanto apenas passaportes emitidos a partir de 2007, com foto digital ou leitura ótica, estão válidos para aderir.

A autorização ESTA permite que o cidadão italiano fique por 90 dias nos Estados Unidos sem precisar do visto americano.

 

Fechar Menu